Forgot your password?

Some friends of Gian Luigi
City: Roma    Instruments: Conductor, Teacher    
Brazil, Ribeirão Preto São Paulo - Brasil, rua Álvares Cabral 370 - Centro Ribeirão Preto
 
Dia 19/05/2012 - Sábado - 21hs
Theatro Pedro II - rua Álvares Cabral 370 - Centro
Ribeirão Preto (SP - Brasil)

série "Concertos Internacionais"

Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto
Arnaldo De Felice, oboé
Coro feminino da OSRP
Snizhana Drahan, regente do Coro
Gian Luigi Zampieri, regente

Evento realizado em parceria com a histórica fábrica de instrumentos de sopro
"J. Püchner Spezial-Holzblasinstrumentebau GmbH"
http://www.puchner.com/


Programa

Georg Friedrich Haendel (1685 - 1759)
"Entrada da Rainha de Sabá", abertura do ato III da ópera Solomon

Richard Strauss (1864 - 1949)
Concerto para Oboé e Orquestra

Karl Jenkins (1944)
Adiemus, "Songs of Sanctuary"
para Vozes solistas, Coro feminino, Flauta doce contralto, Orquestra de Cordas e Percussão



ARNALDO DE FELICE
Oboísta e compositor italiano, Arnaldo de Felice nasceu em Florença.
Começou o estudo do Oboé com 13 anos sob a orientação do Harold Gomberg, oboísta titular da Filarmonica de Nova York, e se apresentou come solista dois anos depois.
No ano 1984 ganhou o encargo de oboísta titular da Orquestra Sinfônica "Arturo Toscanini" em Parma (Itália) antes de graduar com honra no Conservatório "G.B.Martini" de Bologna (Itália) no ano 1986.
Depois se aperfeiçoou sob a orientação de Lothar Koch, oboísta titular da Filarmônica de Berlim, no Mozarteum em Salzburg (Áustria).
Desde o novembro do 1986 começou uma intensa atividade como professor em muitos Conservatórios estaduais na Itália: desde 1989 De Felice é professor de Oboé no Conservatório "C.Monteverdi" em Bolzano.
De Felice foi Oboé principal da Orquestra Sinfônica "Arturo Toscanini" de Parma e Project-wise da "Orquestra da Camâra da União Europeia".
Como solista De Felice apareceu na Carnegie Hall de Nova York (EUA), no Musikverein de Vienna (Áustria), na Tonhalle de Zurique (Suiça), no Teatro Estadual de Nuremberg (Alemanha), no Teatro Municipal de Modena, no Teatro Farnese de Parma, na Sala "G.Verdi" da Sociedade dos Concertos de Milano, no Festival "Ferrara Música", na Academia Filarmônica de Bologna, e - só na cidade de Bolzano - na Sociedade dos Concertos, no Teatro Municipal, no Auditorium "F.J.Haydn", na Sala "Arturo Benedetti Michelangeli".
Arnaldo De Felice também apareceu em formações da camâra em parceria com artistas de renome como: Gustav Kunh, Enrique Mazzola, Kurt Widmer, Sabina von Walther, Machiko Takahashi, Michael Martin Kofler, Ingolf Turban, Conrad Steinmann, Patricia Kopachinscaja, Gérard Wiss, Anna Kravtchenko, Yves Savary, Valeri Popov.
Tocou os Quartetos de Mozart e Britten no "Museu da Historia Russa" em Moscova (Rússia).
Ele realizou gravações pelos selos da ORF (Radio da Áustria), RAI (Itália), BR (Radio da Baviera), SDR (Radio Suiça) e Radio Bélgica.
De Felice fez parte da banca de concursos internacionais como o Young Musical Talents 2000 em Sofia (Bulgaria) e a 1° ediçao do Concurso Internacional "Os Sopros de Mozart" - com o patrocinio da Audi - em Rovereto (Itália).
No ano 2009 ele deu aulas no Conservatório Central de Pequino (China), na Universidade de Castellon (Espanha), no Conservatório Superior de Aragon em Saragoça (Espanha), no 2° II Encontro Internacional de Madeiras de Orquestras realizado em Tatuí, em São Paulo e também na Unirio - Instituto "Villa Lobos" no Rio de Janeiro.
No ano 2010 De Felice realizou Masterclasses nas Universidades de Cullera, Madrid, Barcelona e Saragoça (Espanha), no Conservatório Central de Pequino (China), na Universidade da Música de Okinawa (Japão), no Royal Northern College of Music em Manchester (Inglaterra).
No ano 2011, além da Masterclass no Conservatório de Moscova (Rússia), atuou como solista na Sala Rachmaninov da mesma instituição, foi convidado como solista no 1° Festival de Oboé em Pequino (China) e também convidado pelo Claudio Abbado como professor da Academia "Gustav Mahler".
Nos anos 2009/10/11 De Felice deu masterclasses de estudos avançados no Forum Musical Viktring em Klagenfurt (Áustria).
Em parceria com a Fundação "Teatro Municipal de Bolzano" criou a Academia "Nova Música" (Neue Musik Akademie) e foi Diretor Artístico até o 2009.
Sob a direção artística do De Felice a Academia participou á abertura da edição 2006 do "Festival Internacional de Dança contemporânea" da "Biennale" de Veneza com a presença do coreógrafo Ismael Ivo, apresentou muitos concertos com obras de Giacinto Scelsi, Isang Yun e Gyorgy Ligeti.
Além da atividade como Oboísta e Professor Arnaldo De Felice é ativo como compositor, a maioria das obras dele foram encomendadas por prestigiosas instituições musicais de nível internacional: MaChiko para Flauta (1996) em Tokyo (Bunka-Kaikan) and Osaka (Izumi Hall); Judith para Soprano e Flauta doce, Bellarmin para Flauta doce, Oboé e Violoncelo (1997) no International Festival de Flauta doce em Zurique; Bellarmin para Oboé e Piano (1999) no Teatro Municipal em Ferrara; Le linee della vita… para Soprano, Trio de Cordas e piano (1999) em Weimar e Toblach (Alemanha); Notturno (2001) para Trio de Cordas em Liestal (Suiça); Akumu, Chamber ópera (2001) na Ópera de Zurique e na Ópera de Baviera em Munique; Medusa for Flauta contralto (2002) em Amsterdam (Hollanda) and Sapporo (Japão).
Em Novembro do 2005 a estreia mundial da ópera Medusa na Ópera de Baviera em Munique.


GIAN LUIGI ZAMPIERI
É considerado o último aluno do grande maestro FRANCO FERRARA, responsável pela formação moral e artística de Zampieri.
Sob sua orientação, Zampieri iniciou o estudo da música em Roma, em 1978, aos 13 anos de idade.
Organista e maestro, nasceu em Roma em 1965, estudou com Francesco De Masi, Carlo Maria Giulini, Gennadi Rozhdestvensky e Leonard Bernstein, frequentando o curso de aperfeiçoamento da Accademia Nazionale de S. Cecilia em Roma e a Accademia Musicale Chigiana de Siena, onde, em 1988, recebeu diploma de honra como regente de orquestra.
Em 1980, com 15 anos, foi nomeado organista titular da Basilica de S. Maria em Trastevere, onde permaneceu ativo por vinte anos.
Como regente de orquestra, venceu a 5ª edição (1997) do concurso internacional “A. Pedrotti” e também foi premiado no concurso internacional “C. Zecchi” (1989).
Já se apresentou com prestigiadas orquestras, dentre elas: Orquestra Sinfônica da Radio de Moscou (Russia), Orquestra Filarmônica de Bucareste (Romênia), Haifa Symphony Orchestra (Israel), Orquesta de Euskadi (País Baixo Espanha), Orquestra de Câmara Rádio Bucareste (Romênia), Teatro S. Carlo de Napoles, Orchestra di Padova, Orchestra Sinfonica Siciliana, Orchestra Internazionale d´Italia, Orchestra di Roma e del Lazio, Orchestra Sinfonica Abruzzese, Orchestra Sinfonica di Sanremo, I Filarmonici di Verona, Roma Sinfonietta, Opera di Tirana (Albania), Orchestra Haydn di Bolzano, Arena di Verona, Teatro dell´Opera di Roma, Orchestra J-Futura di Trento.
Em suas apresentações, regeu vários solistas de renome como: Stefano Zanchetta, Glauco Bertagnin, Francesco Manara, Francesco Pepicelli, Enrico Dindo, Ricardo Gallèn, Duo Melis, Massimo Quarta, Florin Ionescu-Galati, Stan Zanfirescu, Vincenzo Bolognese, Nello Salza, Peter Sadlo, Ricardo Gallèn, Duo Melis, Alessandro Safina, Shirley Verrett, Pietro Ballo, Peter-Lukas Graf, Mariana Sirbu, Rocco Filippini, Daniela Mazzucato, Mario Ancillotti, Carla Fracci, Antonio Salvatore, Massimo Mercelli etc.
Foi assistente de Gennadi Rozhdestvensky na London Symphony, na BBC Symphony, e na Accademia Chigiana.
Foi assistente do maestro Lorin Maazel.
Desde a metade dos anos 1980 se dedica à divulgação das obras de Astor Piazzolla pela qual é considerado, pela crítica, um dos maiores experts no campo internacional.
Cultiva releitura do repertório italiano do século XX. (Respighi, Pizzetti, Malipiero, Rota, Ghedini, Ferrara) e é ativo também como compositor.
Realizou na Rádio Romênia um programa especial, com apresentação de uma composição própria - "Non nobis Domine" – Retrato de Jacques de Molay - por ocasião do 700° aniversário do processo da Ordem dos Cavaleiros Templários.
Foi responsável pelo programa e conduziu uma transmissão pela Radio Vaticana.
Como maestro, regeu concertos que foram gravados pela RAI, Rádio Vaticana, TV Espanhola, Rádio Russa, Rádio Romênia, União das Rádios Europeias.
Organista da Corte di Borbone Reali das Duas Sicilias, desde 1996, é Cavaleiro de Mérito da Ordem Costantiniana de S. Giorgio.
Realizou várias conferências e seminários sobre a técnica instrumental e as formas musicais e sobre o tema “A Sinfonia Juppiter .'. Mozart construtor entre o Justo e o Perfeito”.
Foi o curador de artigos sobre o cristianismo gnóstico, templarística e geometria sacra.
É estudioso e profundo conhecedor do simbolismo e tradição hermética, onde observa os princípios simbológicos e suas aplicações na música e outras formas de arte.
Na Itália foi professor de estudos orquestrais nos Conservatórios do Estado desde 1986 até 2011.


Plateia e frisas: R,00/inteira e R,00/meia
Balcão nobre: R,00/inteira e R,00/meia
Balcão simples: R,00/inteira e R,00/meia
Galeria: R,00/inteira e R,00/meia

Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto
http://www.osrp.org.br/
http://www.facebook.com/OSRP.br
http://www.youtube.com/user/DenisUsov/videos
http://twitter.com/#!/osrp
http://it.foursquare.com/v/orquestra-sinfônica-de-ribeirão-preto
http://osrpcoral.blogspot.com.br/
http://arquivohistorico.blogspot.com.br/
http://socioosrp.blogspot.com.br/

Comments 0 / 0
Press [Enter] to send.